Alergias, feridas, falta de pelos…há sempre um exame dermatológico adequado

As soluções para os problemas de pele começam com o estabelecimento de diagnósticos precisos. Aqui na Dermato 4 Pets, os exames dermatológicos são realizados e interpretados, em sua maioria, durante a consulta.

O melhor tratamento é aquele que soma eficácia, redução de efeitos colaterais e custo acessível para a sua família. Sua participação é fundamental nessa escolha. Juntos, formamos uma equipe com um único objetivo: melhorar a qualidade de vida do seu pet!

Exames parasitológicos

Os raspados de pele são exames realizados quando existe a suspeita da presença de ácaros causadores da sarna demodécica, sarcóptica ou notoédrica em cães e gatos. Seu objetivo é permitir ao clínico encontrá-los e identificá-los.

A técnica clássica consiste em escarificar uma pequena área da pele com uma lâmina de bisturi. Na Dermato 4 pets, utilizamos técnicas alternativas com fita de acetato adesiva ou avulsão do pelame, garantindo desconforto mínimo no momento da coleta.

Biópsias cutâneas

A biópsia cutânea é a retirada cirúrgica de um fragmento de pele sob efeito de anestesia (local ou geral). Ideal para lesões incomuns, suspeitas de neoplasias ou quando os demais exames dermatológicos não puderem determinar o diagnóstico preciso.

Os fragmentos retirados são enviados a laboratórios especializados em dermatohistopatologia, o que facilita a obtenção de informações específicas.

Tratamento com anticorpo monoclonal caninizado

O lokivetmab é um anticorpo monoclonal (um tipo de proteína) que foi concebido para reconhecer e ligar-se à interleucina-31, uma proteína que desempenha um papel fundamental no desencadear da coceira daqueles cães portadores de dermatite atópica.
Ao bloquear a interleucina-31, o lokivetmab alivia o prurido por até 08 semanas.

A escolha deste tratamento requer uma avaliação ou solicitação do médico veterinário responsável.